Na História do Paraná, a Polícia Militar consolidou-se como a fundamental organização policial, criada para garantir a segurança pública.
Como Força Auxiliar do Exército, destacou-se nas Guerras e Conflitos, participando com bravura sempre que chamada, logrando ser uma força militar por excelência, tendo a participação de milhares de seus homens, muitos dos quais tombando nos campos de batalha.
Nos anos 1940, ostentando há muito a sua identidade como Polícia Militar do Paraná, e fruto da visão de seus comandantes da época, vislumbrou voltar-se para a preparação e para o ensino de sua tropa, ao mesmo tempo que, anos depois, instituiu o seu Centro de Formação e Aperfeiçoamento, com destaque para formação de seus oficiais, na Escola de Formação de Oficiais.
Dali para os nossos anos atuais, a Educação, em todos os seus aspectos, desenvolveu-se em todos os sentidos, dentre os quais, um de seus objetivos se conduziu para uma Escola Regimental, para que seus soldados e filhos de policiais militares pudessem concluir os cursos básicos de escolaridade. Disso, em poucos anos, surgiu uma instituição de ensino denominada Ginásio da Polícia Militar, no antegozo do surgimento do hoje reconhecido Colégio da Polícia Militar, consagrado estabelecimento de ensino, do Fundamental II ao Médio.
Enquanto a Polícia Militar do Paraná avançava no seu caminho da Educação, um aspecto profundamente socioeconômico da tropa miliciana exigia ações de seus comandantes. Oficiais se reúnem, em 1953, e criam uma entidade assistencial como o nome de Cruz Cáqui, a cor do fardamento tradicional das Polícias Militares do Brasil. Seu objetivo, dentre tantos outros, era a construção da Vila Militar para as praças, do soldado ao subtenente. Passam os tempos e, em 1963, com a participação de associados do soldado ao coronel, a instituição toma o nome de Associação da Vila Militar que, década após década, expande suas atividades num leque de benefícios aos associados e seus dependentes, que vão da assistência social a atendimentos jurídicos e avançam na área de eventos, turismo, colônias de férias no litoral paranaense, hotel em Foz do Iguaçu, grêmios recreativos em cidades do interior, fábrica de confecção de uniformes, entre tantas outras ações. A AVM, hoje, congrega mais de 26 mil associados que, com seus dependentes e decorrentes, traduzem-se em mais de 100 mil pessoas em todo o Paraná.
No ano de 2017, a Associação da Vila Militar, remontando o passado longínquo e o Coração Miliciano que sempre está vivo nos policiais e bombeiros militares do Paraná, viu que a Educação podia, como pode ser, mais um dos objetivos de seus Estatutos, e, resultado disso, lançou a ideia entre seus Diretores que, positivamente, acataram-na, sem restrições, dentro da premissa de inovação e de coragem, respaldada em inseparável responsabilidade.
Formou-se uma Comissão de Estudos para a Implantação de um Colégio, nos moldes do Colégio da Polícia Militar, visando a implantação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em três turnos, para ambos os sexos, cujas vagas serão destinadas para filhos e netos de associados da AVM e para a comunidade paranaense.
Releva notar que a AVM constituíra, juridicamente, um Colégio particular, cujo nome fantasia já se descortina como COLÉGIO VILA MILITAR, mantido pela Associação da Vila Militar, em Curitiba, PR, na Rua Almirante Gonçalves, 1423, Bairro Rebouças, com funcionamento previsto para o ano letivo de 2018.
O sucesso de implantação e de funcionamento deste COLÉGIO VILA MILITAR, em Cornélio Procópio, deverá ensejar, num futuro próximo, os estudos para similares, nos municípios onde funcionam os Grêmios AVM, e que atendem os associados lotados nas unidades policiais e bombeiros militares. Imaginar esse sucesso já é argumento suficiente para que desejemos uma já fortalecida Associação na expansão de suas atividades, em que o associado figura como seu maior patrimônio.
Neste contexto, em abril de 2021 é feito o primeiro contato para que a cidade de Cornélio Procópio contemple também, uma unidade do Colégio Vila Militar, o que se torna um desejo e acelera a busca pelas informações de forma profunda e sistemática por parte dos envolvidos.
Nesse sentido, com o intuito de corresponder a uma expectiva da comunidade local e regional, nasce o Colégio Vila Militar Cornélio Procópio com um “DNA” específico e único, trazendo para a realidade uma educação de qualidade com diferenciais explícitos e plenamente visívies a toda a comunidade.
Sendo assim, a implantação do CVMCP está alicerçada por vasto conjunto de fundamentos e valores, individuais, sociais e institucionais que orientarão o trabalho educativo, destacando-se, dentre outros: a ética, a política, a estética militar, a legalidade, a moralidade, a liberdade, a lealdade, o patriotismo, a hierarquia, a disciplina, o espírito de justiça, o civismo, a solidariedade, o respeito, a atenção à família, o autodomínio e o acatamento às normas.
Com intenção de poder oferecer à população de Cornélio Procópio, uma educação que visa a formação do indivíduo nos aspectos físicos, mentais e humanos, tendo como base o desenvolvimento em seus alunos de princípios e valores éticos, sociais e morais, de amor à pátria e cívicas, juntamente com a atuação qualificada e experiente de seus educadores, busca formar caracteristicas duradouras em seus alunos.
Um dos principais objetivos do processo educativo escolar é elaborar os instrumentos de descoberta, escolha e integração das informações disponíveis. Nesse sentido, a escola é definida como espaço de elaboração de valores, de tolerância e respeito às diferenças, de produção e disseminação de conhecimento e de convivência humana e social, cultural e política, levando sempre em consideração a realidade das relações sociais e de trabalho. Portanto, os Colégios Militares, fortemente ancorados nos valores éticos e morais, nos costumes e nas tradições cultuados pela Polícia Militar. É deste somatório que emerge a identidade do Sistema, o diferencial capaz de gerar vínculo, apego e sentimento de pertença aos Colégios.
O nome escolhido, COLÉGIO VILA MILITAR CORNÉLIO PROCÓPIO é a fusão entre das duas filosofias que norteiam a nossa escola. É a união entre duas visões de trabalho, que juntas, se complementam e se concretizam perante ao objetivo maior: Formar alunos completos físico, mental e intelectualmente.
Esta Proposta Pedagógica contém o posicionamento filosófico e político da instituição, definindo sua linha de ação e apresentando a proposta curricular a ser desenvolvida com crianças e adolescentes. A instituição oferecerá a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Médio, acorados nas Filosofias humana e Militar.
Desejamos que o feito seja de pleno sucesso a todos os atores envolvidos.