Localizado em uma área ampla, com prédio moderno e instalações seguras, o Colégio Vila Militar Cornélio Procópio está estruturado de forma que possa atender às demandas dos estudantes, professores, coordenadores e diretores. Encontrando-se estruturado da seguinte forma:

Secretaria

A Secretaria é o órgão de apoio às Diretorias, responsável pelos controles e registros acadêmicos, por isso realiza as matrículas e as informações desde o ingresso do estudante até a conclusão do curso (registros dos certificados). Também tem como responsabilidade toda a documentação junto ao NRE para autorização, regulamentação e funcionamento do Colégio. O sistema utilizado pela secretaria é realizado por meio eletrônico o que possibilita o acompanhamento da vida estudantil sendo: controle de documentos de matrícula, controle de notas/frequência por disciplina, requerimento de documentos por parte do aluno, tais como: declarações, históricos e boletins.

Biblioteca

Na biblioteca, o sistema informatizado possibilita o cadastro do acervo, a emissão de relatórios diversos, o controle dos empréstimos e devoluções, a pesquisa de itens e de livros. No portal do Colégio Vila Militar Cornélio Procópio, na biblioteca online, o aluno pode consultar o acervo, fazer a reserva e a renovação de livros emprestados.

Departamento Financeiro

No departamento financeiro o sistema informatizado possibilita o controle das mensalidades dos alunos e das contas da Instituição. O Colégio Vila Militar Cornélio Procópio vem aplicando todos os esforços para avançar no emprego da Tecnologia da Informação em suas atividades diárias.

Portal do Estudante

No portal existe um espaço do estudante, que é acessado por meio de senha pessoal, no qual ele pode receber material das aulas preparadas pelos professores. Também faz solicitação de reserva de livros e solicitação de documentos à secretaria, além de acompanhar as notas e a frequência.

Sala de Professores

A sala dos professores está equipada com mesas, cadeiras, escaninhos para a guarda de material, linha telefônica, computadores, cabos para acesso à Internet em bancada para apoio de materiais, sala de descanso, bancada com café e água. Cada docente possui um armário próprio para guarda de material diário e arquivamento de avaliações. Na sala dos professores há um mural onde são publicados os editais da Secretaria, os horários das aulas bem como outras informações de interesse do corpo docente. A sala propicia ainda que os professores se reúnam no início e no intervalo das aulas para troca de informações ou para que a direção transmita informações e orientações pertinentes ao corpo docente. A sala propicia, ainda, que os docentes permaneçam neste ambiente aguardando seu horário de aulas, fazendo leituras ou pesquisas.

Salas de Aula

O Colégio Vila Militar Cornélio Procópio está localizado em um ambiente tranquilo, possui salas de aulas espaçosas e aconchegantes, possibilitando a realização de atividades de ensino e aprendizagem bem diversificadas, como trabalhos em grupos, apresentação de seminários, entre outras. Isso por estar composta com carteiras acadêmicas estofadas e confortáveis, mesa e cadeira para o professor, quadro branco, data show, edital para avisos, som e DVD disponível mediante solicitação de professores e estudantes.

Laboratório de Informática

O aluno tem acesso aos computadores do laboratório de informática todos os dias, de segunda à sexta-feira, no turno matutino e vespertino, exceto nos horários em que os laboratórios estão sendo utilizados para aulas. O acesso é livre, não há controle do tempo de permanência e não há custo para acessar os computadores. No laboratório há um funcionário para atendimento das necessidades dos alunos. Neste, os alunos utilizam computadores, com rede de Internet Banda Larga. Os alunos também podem acessar os computadores existentes na biblioteca, para pesquisa sobre o acervo, mas também para digitação de trabalhos e outras pesquisas.

Conexão Wifi

O Colégio Vila Militar Cornélio Procópio, se considera um grande laboratório de informática, por disponibilizar rede WiFi por todo o campus. A Internet, possui boa velocidade e encontra-se livre para estudantes e professores. O acesso pode ocorrer por Notebook, tablete ou celular.